Por que devemos ter Compliance nas empresas?

 

Algumas pessoas acham que Compliance é burocracia, já outras reclamam que têm muito o que fazer, mas ninguém questiona o por quê precisa ser feito. Grande parte do conceito da palavra, em inglês To Comply, significa estar de acordo com uma regra, ou seja, atender a legislação e as normas para que haja transparência.

 

Temos que desmistificar que Compliance está ligado a corrupção pois o objetivo maior é a conduta da empresa e sua adequação às leis e aos regulamentos.

 

Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa cumprir.

 

Toda vez que cumprimos com as normas do nosso Programa Zero Acidente, estamos em Compliance, toda vez que seguimos o processo de compras, Compliance de novo!  São todas as obrigações trabalhistas, ambientais, concorrenciais, fiscais (contábeis e tributárias), regulatórias, entre outras que, cumpridas, nos fazem proteger a integridade corporativa.

 

Precisamos desmistificar a palavra e disseminar a importância de seguir as normas, procedimentos e principalmente as leis, porque não existe uma maneira certa de fazer a coisa errada.

 


Simone dos S. Barione
Diretora
Teckma Group