Teckma Group X Covid

A Covid-19 ocasionou muitas mudanças em nossas vidas,
mas elas não foram capazes de tirar de nós do Grupo Teckma
a essência de cuidar das pessoas, sempre fazendo todo o necessário
para preservar a saúde e a segurança dos nossos profissionais,
dos nossos clientes e de todas as pessoas envolvidas nas nossas atividades.

Como o Teckma Group vê a crise Covid 19

Hoje somos quase 2.000 pessoas e estamos em mais de 25 locais deferentes, A crise do Corona impacta todos nós.

A primeira coisa que pedimos a todos é que se cuidem – isso é muito importante, porque é assim que conseguiremos evitar o contágio. Cuidem-se como se fosse uma ação de segurança. Todos sabem o quanto a nossa empresa preza pela segurança e estão muito acostumados a seguir as orientações das nossas equipes de SMS, então vejam como mais uma ação. Sempre falamos que somos uma empresa de pessoas, de gente boa. Gente cuida de gente e é exatamente isso que vamos fazer.

Temos que cuidar das nossas pessoas, porque sem elas a empresa não existe – todos são a empresa, efetivamente, por isso o mais importante nesse momento é cuidar das nossas pessoas. Contamos com cada colaborador.

Precisamos cooperar e ajudar para que essa crise passe o quanto antes. Temos certeza que irá passar, só não sabemos o tempo que irá levar. Esse tempo está muito relacionado às nossas atitudes e ações, então, se todos colaborarmos, irá passar mais rápido, e é isso que esperamos. Esperamos em breve estarmos todos juntos para comemorar o fim dessa pandemia.

19/03/2020

Não seremos derrotados por um vírus!

Essa crise não irá nos abater. Estamos trabalhando com muito afinco. Sabemos da nossa responsabilidade nesse momento e sabemos que temos uma equipe brilhante. Estamos trabalhando muito para que possamos superar essa situação com o menor impacto possível.

Temos que ter a consciência de que os nossos clientes são quem mais precisará de nós nesse momento de retomada. Eles contam com a gente assim que terminar esse isolamento e temos que estar preparados para ajudá-los, fazendo o que sabemos fazer de melhor, que é sempre ajudá-los a serem cada vez melhores. Esse sempre foi o nosso compromisso e agora não será diferente.

Deixamos um recado para nossos clientes: Podem contar com a Teckma, estamos preparados e iremos voltar com força máxima assim que terminar esse período mais complicado de suspensão das atividades. Não seremos derrotados por um vírus. Nosso povo é muito trabalhador, dedicado, resiliente… temos a certeza de que iremos superar isso com muita força e vamos sair mais fortes dessa situação.

Precisamos cooperar e ajudar para que essa crise passe o quanto antes. Temos certeza que irá passar, só não sabemos o tempo que irá levar. Esse tempo está muito relacionado às nossas atitudes e ações, então, se todos colaborarmos, irá passar mais rápido, e é isso que esperamos. Esperamos em breve estarmos todos juntos para comemorar o fim dessa pandemia.

24/03/2020

Estamos fazendo o nosso melhor!

Essa crise nos faz refletir sobre como tudo pode mudar rápido. Há poucos dias estávamos operando plenamente em todos os nossos contratos, com planos de aceleração, contratação de novas pessoas, conquista de novos contratos… e rapidamente tudo mudou. Nossas maiores obras foram paralisadas e a grande maioria dos nossos colaboradores foi enviada para casa e está junto com suas famílias, em quarentena como todos nós. Na área de manutenção estamos operando as atividades essenciais, incorporando em nossas rotinas de SMS os novos procedimentos de higiene e saúde que vieram para ficar.

O desafio de gerenciar os impactos econômicos dessa crise, para afetar minimamente a vida das pessoas, está sendo uma tarefa bem difícil. Estamos trabalhando para uma retomada gradativa dos trabalhos, o mais breve possível. Cada gestor, com sua equipe, em conjunto com cada um de nossos clientes, está estudando o plano de retomada tão logo isso seja possível. Queremos estar super preparados pra quando tudo isso acabar. Temos certeza de que estamos fazendo o nosso melhor, gerenciando cada detalhe, para nos manter vivos nessa terrível situação, e nos preparando para voltar com tudo, ajudando os nossos clientes a serem cada vez melhores. Para isso contamos com cada colaborador. Tenham a certeza de que todos vocês são muito importante para nós.

31/03/2020

A nossa vida nunca mais será a mesma depois da Covid, será melhor!

A indústria não para, ela precisa seguir trabalhando para que as cadeias de suprimentos trabalhem normalmente com o fornecimento do que é essencial pra nossa vida. Assim como a indústria não para, a manutenção também não para, garantindo que as indústrias trabalhem com a qualidade, segurança e confiabilidade necessárias. Nesse período nós intensificamos a manutenção preventiva e outros métodos para que possamos manter as fábricas, mesmo com o nível de atividade mais baixa

As nossas práticas de segurança mudaram. Todos os nossos cuidados com relação á prevenção desse vírus, que é altamente transmissível, estão sendo utilizadas com muito rigor e é assim a que garantimos a segurança das nossas pessoas, que garantimos que sigam trabalhando com a saúde que precisam ter para a vida delas. EPIS novos, como o caso das máscaras de tecido, e outros também foram incorporados. O uso do álcool em gel é uma prática constante, sempre  disponível muito próximo a todos, em todos os locais de passagem das pessoas nas fábricas. Outros cuidados essenciais, como o distanciamento, também está sendo respeitados de forma rigorosa. Nos locais com mais tendência de aglomerações, como na hora de bater o ponto, no transporte, nos restaurantes… tudo isso mudamos com práticas, planejamentos e supervisão que são adequadas e rígidas ao que nós precisamos.

Estamos agora pelo auge da crise e vamos passar com muito controle, fornecendo o que é essencial para a vida, ao mesmo tempo controlando, para que a saúde das pessoas siga muito bem tratada.

A nossa vida mudou, nunca mais será a mesma depois da Covid, ela será melhor! Essas novas práticas estão ensinando para nós como viver em sociedade, respeitando os limites de cada um e sabendo trabalhar de forma compartilhada. Esse é o aprendizado que iremos levar para o futuro!

07/04/2020

Outros vídeos enviados aos colaboradores e publicados nas redes sociais 

26/05/2020
“… Todos juntos nesse combate contra o Coronavírus.”

19/05/2020
“… trabalhe consciente, seja prudente e vamos todos nós nessa luta contra esse vírus…”

13/05/2020
“… com muita muita dedicação, muito carinho, cuidando da nossa gente, cuidando do nosso cliente...”

07/05/2020
“… nós somos Teckma, um dia de cada vez vamos na batalha…”

05/05/2020
“…eu cuido de você, você cuida de mim… acidente zero, saúde 1.000”

30/04/2020
“… um dia de cada vez, visando sempre a segurança e a proteção…”

29/04/2020
“… para minha proteção e a de quem está ao meu redor.”

28/04/2020
“… estamos fazendo o nosso melhor pelas pessoas e nossos clientes.”

27/04/2020
Mais medidas de segurança adotadas – a prevenção é compromisso de todos.

24/04/2020
“… cuidando dos nossos colaboradores e da nossa saúde.

23/04/2020
“… estamos seguindo todas as recomendações da OMS… juntos vamos vencer essa.”

22/04/2020
“… contem conosco… estamos tranquilos e otimistas, com a certeza de que após a crise vamos sair muito mais fortalecidos.

20/04/2020
“… vamos transformar as nossas justificativas em ideias e vamos mudar as coisas.”

15/04/2020
“… sem abrir mão do essencial, que é cuidar das pessoas.”

Ações de Saúde e Segurança adotadas nos contratos
Teckma Engenharia e TKS Service

– Criação do Comitê de Crise para cada projeto e sede.
– Programa Zero Acidente / Saúde 1000!
– Elaboração do procedimento PRO.COVID-19 para cada contrato, considerando as particularidades da legislação de cada local.
– Quarentena de 7 dias no retorno de viagens, com monitoramento diário pela equipe de saúde Teckma.
– Criação da Casa de Passagem para os casos suspeitos.
– Opção de férias, teletrabalho, banco de horas para grupos de risco.
– Criação de campanhas para divulgação de orientações gerais sobre o Covid-19 (Cartazes, banners, folhetos, falas nos DDS nos locais de trabalho e alojamentos).
– Disponibilização de álcool em gel em todas as áreas, inclusive nos alojamentos.
– Uso obrigatório de máscaras, inclusive nos trajetos de ida e volta entre a obra e o alojamento.
– Aferição diária de temperatura. Acima de 38º o colaborador deve procurar atendimento médico ou ser conduzido pela equipe de saúde.
– Manter distância segura sempre, inclusive no refeitório e nos dormitórios dos alojamentos, entre as camas.
– Paradas para higienização das mãos.
– Uso de bebedouros apenas com copos descartáveis.
– Não compartilhamento de objetos pessoais.
– Higienização das bancadas de trabalho antes e após o uso.
– Contraindicar o contato físico: aperto de mão, abraço, beijo, etc…
– Ocupação máxima de 50% dos ônibus fretados.
– Disponibilizar lixeiras com tampa com acionamento sem uso das mãos, tanto no canteiro de obra como nos alojamentos e hotéis onde os trabalhadores estiverem hospedados.
– Demarcação de assentos para delimitar a distância segura e a quantidade de pessoas nos refeitórios.
– Uso de talheres descartáveis.
– Nos alojamentos, disponibilização de luvas, máscaras, panos descartáveis de limpeza, álcool em gel, substância sanitizante ou equivalente para o responsável pela execução da limpeza. Higienizar: pisos, maçanetas, portas, elevadores, corrimãos, interruptores, bancadas, torneiras, todo o mobiliário de todos os ambientes, todo o sanitário (paredes, pisos, armários, box, bacia sanitária, lavatório, espelhos e torneiras) e demais objetos de uso comum.
– Os veículos de transporte dos colaboradores serão higienizados 2 vezes por dia, após a chegada à obra e após a viagem de retorno aos alojamentos. Disponibilização de luvas, máscaras, panos descartáveis de limpeza e álcool em gel para o motorista realizar a higienização. Durante o trajeto de ida e o de volta o veículo deverá trafegar com os vidros abertos.

 

Orientações gerais nas campanhas de divulgação

– Manter os locais de trabalho sempre ventilados.
– Como proceder ao tossir ou espirrar, utilizando o braço ou lenço descartável.
– Forma correta do uso e de higienização das máscaras de tecido.
– Dar descarga sempre com a tampa do vaso sanitário baixada.
– Na utilização de máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos e outros equipamentos de uso coletivo, fazer a higienização após o uso.
– Ao chegar em casa, não circular com calçados e roupas usados, retirá-los na entrada e seguir direto ao banho.
– Telefones de contato em caso de dúvidas ou emergência.
– Todas as orientações da OMS e do MS a respeito da Covid-19.