SAMSUNG CAMERA PICTURES

Teckma implementa programa de Estresse Térmico para combater o calor excessivo

Devido às altas temperaturas deste verão, alguns locais de trabalho, em determinadas circunstâncias de ambiente e clima, podem tornar-se nocivos à saúde, devido à exposição da Sobrecarga Térmica*. Nesses casos torna-se necessária a adoção de medidas que visem manter o conforto térmico dos profissionais.

Visando a segurança e a saúde de seus profissionais, a Teckma implantou na nossa obra Veolia CMPC, em Guaíba/RS, o Programa de Estresse Térmico, com o objetivo de manter a Sobrecarga Térmica em níveis aceitáveis, evitando danos à saúde dos colaboradores da empresa e de seus prestadores de serviços.
O programa engloba:
– Monitoramento do grupo de riscos (pessoas que apresentam maior suscetibilidade ao calor).
– Monitoramento ambiental nos postos de trabalhos fechados e a céu aberto.
– Monitoramento da frequência cardíaca durante a realização das atividades.
– Pausa para descanso dos colaboradores que trabalham em locais com carga solar.


Como resultado, o Programa Estresse Térmico proporcionou melhores condições de trabalho aos profissionais da Teckma e o Ambulatório Médico da obra não registrou casos de colaboradores ou prestadores de serviço com sintomas de distúrbios provocados pelo calor.

*Sobrecarga Térmica é a carga de calor recebida pelo trabalhador, resultante da combinação do calor metabólico (relativo ao funcionamento do corpo), dos fatores ambientais (temperatura do ar, umidade e calor) e das vestimentas exigidas para o trabalho. Ela pode afetar negativamente a segurança e o desempenho do trabalhador.